Introdução à Física Estelar

Prof.: Pieter Westera
UFABC, Bloco A, Torre 3, Sala 625-3
Tel. +55 (11) 4996 8373
E-mail: pieter.westera arroba ufabc.edu.br

código da disciplina: NHZ3083-15
TPI: 4-0-4
Carga Horária: 48
Recomendação: NHZ3043-15 Noções de Astronomia e Cosmologia
Recomendações adicionais minhas: BCN0402-15 - Funções de uma Variável, BCN0407-15 - Funções de Várias Variáveis, BIK0102-15 - Estrutura da Matéria, BCJ0204-15 - Fenômenos Mecânicos, BCJ0205-15 - Fenômenos Térmicos, BCJ0203-15 - Fenômenos Eletromagnéticos, BCK0103-15 - Física Quântica

Disciplina dada junto com a profa. Laura Paulucci

Ementa

Estrutura estelar: equações de estrutura, equações de estado da matéria estelar, modelos politrópicos. Teoria da evolução estelar: equações de evolução, transporte de energia por radiação, condução e convecção, principais ciclos de queima nuclear, emissão de neutrinos, atmosferas estelares.
Estrelas: diagrama HR, formação das protoestrelas, contração pre-sequência-principal, evolução na sequência principal, evolução após a sequência-principal, queima de Hélio, estrutura de camadas das fases posteriores, ciclos nucleares e estabilidade das camadas,
Fases finais e colapso gravitacional, explosões de supernovas, formação de anãs brancas, estrelas de nêutrons e buracos negros.
Estrelas Anãs Brancas. O limite de Chandrasekhar. Acresção em anãs brancas e supernovas tipo I: processos físicos nas explosões, curvas de luz e aplicações na cosmologia.
Estrelas de nêutrons: características observadas, composição interna, pulsares (modelo do dipolo magnético e alternativas).
Buracos negros: Acreção sobre buracos negros. Observações indiretas de buracos negros. Gamma Ray Bursts (GRBs): observações e modelos teóricos dos progenitores.

Objetivos gerais:
Entender a física do interior e das atmosferas das estrelas, e descrever os processos de formação, evolução e estágios finais das estrelas, incluindo nebulosas planetárias, supernovas, anãs brancas e estrelas de nêutrons, e processos ocorrendo em estrelas binárias e variáveis.

Objetivos específicos:
Adquirir conhecimento, intuição e habilidade matemática em situações físicas envolvendo:
1 - Conceitos básicos da Astronomia
2 - Atmosferas Estelares
3 - O Interior das Estrelas
4 - O Meio Interestelar e Formação Estelar
5 - Evolução Estelar, incl. o Sol
6 - Fases Finais da Evolução Estelar

Bibliografia

Referências bibliográficas básicas
Horvath, J. E. Fundamentos de evolução estelar, supernovas e objetos compactos. Livraria da Física, 2011. 392 p.
Bradt, Hale. Astrophysics processes: the physics of astronomical phenomena. Cambridge, Inglaterra: Cambridge University Press, 2008. 504 p.
Kippenhahn, R; Weigert, A. Stellar structure and evolution: study edition. Berlin: Springer-Verlag, 1994. 468 p. (A & A Library).

Bibliografia Complementar:
Shore, Steven N. The tapestry of modern astrophysics. Hoboken, N.J: Wiley-Interscience, 2003. 861 p.
Carroll, Bradley W; Ostlie, Dale A. An introduction to modern astrophysics. 2 ed. San Francisco, EUA: Pearson Addison-Wesley, 2007. 1278 p.
Padmanabhan, T. Theoretical astrophysics. New York: Cambridge University Press, 2000. 3 v.
Ryden, B.; Peterson, B. M. Foundations in astrophysics. New York: Pearson Addison-Wesley, 2009.

Turma A vespertina (Santo André):
Horários: Quarta-feira das 14:00 às 16:00, Sexta-feira das 16:00 às 18:00
Sala S - 305-3

Atendimento de Apoio

Quartas-feiras, 16:00-18:00 (em seguida à aula)
1ª metade do quadrimestre, até dia 22/03: Sala 625-3 (minha sala)
2ª metade do quadrimestre, a partir do dia 24/03: Sala 620-3 (da profa. Laura)

Monitoria

Não haverá. Vocês podem tirar dúvidas comigo no horário de atendimento.
Também estarei disponível para atendimento por e-mail, pelo moodle e pelo SIGAA.

Slides das Aulas

parte I
Slides da pré-aula
Aula 1: Introdução: O que são Estrelas, Conceitos gerais da Astronomia I
Aula 2: Introdução: Conceitos gerais da Astronomia II
Aula 3: Classificação de Espectros
Aula 4: Atmosferas Estelares I
Aula 5: Atmosferas Estelares II
Aula 6: Interior Estelar I
Aula 7: Interior Estelar II
Aula 8: Modelos Politrópicos
Aula 9: O Sol
parte II, dada pela profa. Laura, disponível no Moodle da disciplina

No meu canal Youtube há as vídeo-aulas no formato "slides narrados" nesta playlist, herança da época online devida à pandemia de COVID-19. Desde então atualizei as aulas, mas as mudanças foram pequenas e não devem interferir com os estudos.

Materiais Adicionais:

Lista 1 sobre a matéria até o Seminário 1 (apenas até pergunta 22)
Lista 2 sobre a segunda metade da matéria (da profa. Laura)
Obs.: A entrega das listas não é obrigatória, mas é recomendável fazé-las para praticar. Folha de consulta para a P1
Diagrama Hertsprung-Russell animado Feito por Arthur Julião, aluno da UFABC, em um projeto dirigido

Avaliações

A avaliação do curso será dada pela média aritmética entre as duas partes do curso: NF = (PI+PII)/2.
A nota final em caso de recuperação será dada pela média simples entre a nota final anterior (acima) e a Rec: Nfrec = (Nf+Rec)/2

Parte I:
Teste 1: 24/02-01/03
Teste 2: 17/03-22/03
Prova 1: 21/03
A nota final da parte I será dada por: PI = 0,8*P1+0,1*T1+0,1*T2
Os testes são de múltipla escolha no Moodle (Abas Questionário 1 e Questionário 2). Eles estarão abertos por uma semana útil (de segunda a sábado) e vocês terão duas tentativas para submeter os questionários preenchidos.
É obrigatório fazer pelo menos 1 dos questionários para ser aprovad@ na disciplina.
A prova 1 é presencial, e é sobre a primeira metade do conteúdo (até o Sol, aulas 1 a 9; parte da lista 1).
Na prova, vocês podem usar uma calculadora. São distribuídas, junto com a prova, folhas de consulta com as fórmulas do conteúdo.
A atividade da segunda parte é individual, e a entrega é via Moodle. Atividade de análise de caminho evolutivo de estrelas a partir de uma simulação computacional disponibilizada no site http://user.astro.wisc.edu/~townsend/static.php?ref=ez-web. Os alunos terão a oportunidade de criar os gráficos relevantes (diagrama HR, evolução química, temperatura central e de superfície, etc) da evolução de uma estrela e comparar os resultados com os de outros alunos para entender os principais fatores que determinam a trajetória destes objetos.

Parte II: profa. Laura
13/04: Entrega da Atividade
30/04: Prova 2
A nota final da parte II será dada por: PII = 0,5*A+0,5*P1
Obs: Se o aluno optar por não fazer a atividade, a prova 2 será 100% da nota da parte II.
Para mais detalhes sobre as avaliações da segunda parte, consultem o Moodle da disciplina
ou com ela pessoalmente.

Sub*: 07/05
Rec**: 16/05 (?, a ser combinado)
Vista de provas (P1): Quando eu estiver na minha sala (por exemplo, no horário do atendimento, senão é irregular, é melhor combinar por e-mail)
*A Sub somente servirá os que faltaram justificadamente a uma das provas.
**Tem direito a fazer a Rec quem ficou com conceito final D ou F.
O máximo que um aluno poderá atingir de média com a prova de recuperação será C.

Conceitos:
A: entre 8 e 10
B: entre 6.5 e 7.9
C: entre 5 e 6.4
D: entre 4.5 e 4.9
F: entre 0 e 4.4>

Notas das Avaliações

RA T1
11201921782 9
11202130200 10
11201932506 9
11202320868 9
11202230747 10
11202321181 10
11201810712 9
11064816 8
11202321968 10
11202420677 9
11201932610 10
11202231079 9
11201812365 9
11202421537 8
11201812373 9
11202021039 10
11202130298 9
11092616 8